Hidrolipoclasia Ultrassônica
 
É uma técnica médica para tratamento da gordura localizada de pequenas áreas. Em seguida realiza-se ultrasom por 20 minutos no modo pulsado, acarretando o rompimento das membranas celulares sendo a gordura num estado mais liquefeito, eliminada através do sistema linfático. Esta foi desenvolvida a partir de duas técnicas médicas clássicas e reconhecidas a Hidrolipoclasia ultra-sônica(técnica Italiana) e a lipoplastia(técnica Francesa).

 

  1. COMO É REALIZADA?
    Inicialmente faz-se a hidrolipoclasia ultra-sônica(HLC-U) que consiste na injeção de uma solução fisiológica com anestésico, bicarbonato de sódio e adrenalina na área a ser tratada(gordura), fazendo com que a área fique inchada. As células de gordura(adipócitos) absorvem o líquido e aumentam de volume facilitando sua explosão. Esta explosão se consegue através do uso de ultrassom estético sob a pele, pois as ondas ultra-sônicas promovem uma vibração que provoca uma fissura na membrana das células de gordura, com conseqüente explosão. Esta gordura fica mais dispersa e pronta para ser eliminada do corpo. Daí usamos micro-cânulas ligadas a uma seringa para aspirar toda gordura que foi desprendida. Outra parte da gordura e da solução injetada serão eliminadas pela urina. Este processo é totalmente indolor. Durante o procedimento o paciente está consciente e pode ouvir música . Depois coloca-se curativo com micropore, não sendo necessário dar pontos para fechar os orifícios que são minúsculos e quase imperceptíveis.
  2. QUAIS AS ÁREAS ONDE PODE SER FEITA A LIPO LIGHT?
    Abdome inferior e superior, cintura, região ao redor do umbigo(peri-umbilical), culotes, região infra-glútea, costas, coxas, pernas, braços, embaixo do queixo(submento) e outras áreas localizadas dependendo da necessidade de cada paciente. 
  3. COMO SÃO AS CICATRIZES?
    Geralmente as cicatrizes são imperceptíveis e dependendo do local da incisão é quase inexistente. Procuramos escolher locais para introduzir as cânulas, onde as cicatrizes ficam disfarçadas ou escondidas. Se a pessoa tiver tendência a formar cicatriz hipertrófica ou quelóide, poderá ser tratada após a cicatrização com resultados satisfatórios.
  4. SENTIREI DOR DURANTE O PROCEDIMENTO?
    Nós fazemos uma anestesia local (na pele) e a solução injetada contém anestésico , com isso o paciente não apresenta nenhuma dor durante o procedimento.
  5. TOMAREI ALGUMA MEDICAÇÃO ANTES DO PROCEDIMENTO?
    Geralmente o paciente toma um comprimido para evitar infecção(profilaxia) no dia do procedimento, e um comprimido ansiolítico, na clínica, 30 a 60 minutos antes da HLPA.
  6. PRECISAREI FAZER EXAMES ANTES DO PROCEDIMENTO?
    Sim. São solicitados exames de sangue pré-operatórios e um ultrasom, na maioria dos casos, quando a área tratada for o abdome. Se o paciente preferir, o exame de sangue poderá ser colhido na própria clínica e enviado ao laboratório.
  7. QUANTOS DIAS FICAREI AFASTADO DO TRABALHO?
    Logo após HLPA o paciente pode voltas às suas atividades normais desde que não sejam forçadas. O ideal é retornar ao trabalho no dia seguinte.
  8. QUANDO PODEREI VOLTAR A FAZER EXERCÍCIOS?
    Após 3 a 5 dias o paciente pode voltar a fazer exercícios leves, sem carga; e após 2 a 3 semanas retorna ao seu ritmo normal de exercícios.
  9. QUAL A DIFERENÇA ENTRE A HIDROLIPO  E UMA LIPOASPIRAÇÃO?
    A diferença é que na HIDROLIPO a gordura fica mais liquefeita devido ao uso do ultrasom, as cânulas são muito finas e portanto o trauma é muito menor e a recuperação do paciente é mais rápida.
  10. AS PESSOAS QUE NÃO SÃO GORDAS MAS TEM GRANDES ÁREAS DE GORDURA, TAMBÉM PODEM FAZER ESTA TÉCNICA?
    Sim, só que seria necessária mais de uma sessão de HLPA para obter o resultado esperado. O melhor para estas pessoas é fazer a lipoaspiração tradicional em centro cirúrgico, tratamento que nossa equipe também realiza. A HLPA foi desenvolvida especificamente para pequenas áreas de gordura localizada, ou seja, aquelas gordurinhas que não saem nem mesmo que a pessoa tenha uma dieta balanceada e faça exercícios vigorosos.
  11. ESTA GORDURA RETIRADA É DESPREZADA?
    Pode ser tanto desprezada como reaproveitada para preenchimento de rugas, depressões, aumento de glúteos, panturrilhas, coxas e outras áreas que o cliente pode escolher em conjunto com o cirurgião.
  12. A ÁREA TRATADA FICA MUITO “ROXA”?
    Depende de cada paciente. Em nossa experiência, não temos observado hematomas importantes após HLPA, mas caso ocorram, eles desaparecem num período de aproximadamente 7 dias.
  13. POSSO REDUZIR ATÉ QUANTOS CENTÍMETROS DE MEDIDAS COM HLPA?
    Isso é individual. Depende da quantidade de gordura localizada e aspirada, e também da área a ser tratada. De um modo geral, os pacientes diminuem aproximadamente 5 a 6 cm em abdome, podendo eliminar até 7 a 8 cm nos culotes.
  14. HIDROLIPO EMAGRECE?
    A HIDROLIPO pode servir de estímulo para a paciente que está em uma dieta e deseja emagrecer, mas o ideal é que se perca alguns quilos antes de fazê-la. Em pacientes com peso normal, o médico pode avaliar melhor as áreas de gordura localizada e os resultados são melhores.
  15. A GORDURA RETIRADA PODE VOLTAR?
    O aumento de gordura na infância é diferente da adolescência e idade adulta. Na infância, quando a criança engorda aumenta-se o número de células de gordura. Já a partir da adolescência, quando se engorda, as células de gordura não se multiplicam, elas apenas aumentam de volume. Ou seja, as células gordurosas são formadas até adolescência e quando retiradas a partir dessa idade elas não retornam.
  16. POR QUE ALGUMAS PESSOAS QUE ENGORDAM APÓS LIPO LIGHT PARECE QUE A GORDURA VOLTOU?
    Na verdade a gordura não voltou. O que acontece é que as poucas células de gordura que devem ficar após a aspiração, podem aumentar de volume se a pessoa engordar muito. Ou pode haver redistribuição da gordura corporal em grandes aumentos de massa gordurosa.
  17. PODEREI FAZER HIDROLIPO EM REGIÕES FLÁCIDAS?
    Para se obter um melhor resultado depende da elasticidade da pele preservada. Nos casos em que há associação de gordura localizada e flacidez, pode-se associar outros procedimentos estéticos à HLPA e, ainda se for necessário pode-se recorrer a uma plástica.
  18. O QUE FAZER APÓS O PROCEDIMENTO?
    Após HLPA o paciente deverá:
    * Usar cinta modeladora imediatamente após o tratamento por um período de 3  semanas.
    * Fazer pelo menos 10 sessões de drenagem linfática manual, associado ou não ao ultrasom, sendo 3 sessões por semana, iniciadas após 24 a 48h após HLPA
    * Usar analgésicos em caso de dor.
    * Retorno ao trabalho no dia seguinte.
    * Evitar o Sol sobre a área tratada por aproximadamente 30 dias e usar filtro solar para evitar manchas.
  19. QUAL A VANTAGEM DESTA TÉCNICA SOBRE A LIPOASPIRAÇÃO CONVENCIONAL?
    Vamos citar as 5 principais:
    * Menor custo
    * Não é necessária internação hospitalar
    * Não necessita anestesia geral ou bloqueio peridural
    * Não precisa afastar de suas atividades profissionais e/ou sociais
    * Trauma local mínimo
  20. QUAL A ÚNICA DESVANTAGEM DESTA TÉCNICA?
    A única desvantagem desta técnica é que não é aconselhável, em uma única sessão, retirar grandes quantidades de gordura bem como realizar em regiões múltiplas de uma só vez.
  21. QUEM NÃO PODE SUBMETER-SE A ESTE PROCEDIMENTO?
    As únicas pessoas que não podem se submeter a HLPA são mulheres grávidas, portadores de doenças crônicas descompensadas (como diabetes e hipertensão, por exemplo), anemias importantes ou que sejam alérgicas a anestesia.
  22. EXISTE UMA DIETA ESPECÍFICA A SER SEGUIDA?
    No dia do procedimento o paciente deverá fazer uma refeição leve. Após o procedimento é indicada ao paciente uma dieta a base de alimentos funcionais com ação diurética, antiinflamatória e cicatrizante.
  23. PRECISO TOMAR MEDICAMENTOS APÓS O PROCEDIMENTO?
    Sim. Normalmente é prescrito antiinflamatório ou analgésico em caso de dor.